Competição Interespecífica é uma competição onde duas espécies diferentes disputam um mesmo nicho ecológico no mesmo sítio. Onde uma das espécies será favorecida por características edáfoclimáticas, ecofisológicas e de resistênci induzida a fatores macro e microbióticos, ou seja, é quando espécies diferentes disputam uma mesma fonte de alimentos, sendo que uma delas inevitavelmente será favorecida e assumirá vantagens em relação à outra.Ou simplesmente quando dois indivíduos da mesma espécie disputam o mesmo objetivo. O objetivo da disputa pode estar relacionado com recursos alimentares ou com o território. (acasalamento e reprodução)
PREDATISMO
O predatismo ou predação é uma relação ecológica interespecífica desarmônica na cadeia (e teia) alimentar em que os animais de uma espécie, alocados em um nível trófico superior (predadores / caçadores), capturam e matam animais de um nível trófico inferior (presa), para deles se alimentarem.
Esse tipo de relação ocorre principalmente em seres carnívoros (leão, lobo, tigre, homem), contudo também entre os herbívoros. Neste caso, com denominação de herbivorismo, sendo os vegetais o alimento, bem representado pelo ataque de formigas, gafanhotos ou lagartas destruindo velozmente uma cultura.
Contudo, evolutivamente surgiram adaptações desenvolvidas pelas presas, selecionadas em defesa à predação, por exemplo, o mimetismo, a camuflagem e o aposematismo (cores de advertência).

Nenhum comentário:
Postar um comentário