segunda-feira, 10 de outubro de 2011

CASA DE JOSÉ DE ALENCAR


A Casa de José de Alencar é uma instituição mantida pela universidade Federal do Ceará e tombada pelo Instituto do patrimônio histórico e artístico cultural 1964. A área da instituição abriga uma casa onde José de Alencar viveu sua infância na então cidade de Messejana, hoje bairro de Fortaleza. O lugar era chamado de Sítio Alagadiço e foi adquirido por José Martiniano de Alencar ,sua área atual é de nove hectares e compreende uma pequena casa do conjunto original ,,erquida em 1826,atualmente chamada de'' casinha'',as ruinas do primeiro engenho a vapor do ceará,o museu Arthur Ramos, pinacoteca floriana Teixeira,a biblioteca Braga Montenegro e um restaurante.
No local existia também a casa grande que foidestruída.A ''casinha'' mantém a sua construção original ,simples,com piso em tijoleiro,paredes e tijolo e cal,telha vã,um nível,telhado em quatro águas,utilizada a madeira de carnaúba para os caibros
Atualmente,a ''casa de josé de alencar'' abriga também  o curso de licenciatura em Educação musical,em conjunto  com o instituto de cultura e arte e a faculdade de Educação.

Cachoeira do IPÚ

 A principal atração da cidade de Ipu é a chamada bica, cachoeira que o riacho Ipuçaba descreve ao precipitar-se de 135 metros das alturas  da serra da Ibiapaba. Dista 3 km da cidade, em estrada calçada de pedras e parte em asfalto. 
















A BICA DO IPU

O Riacho Ipuçaba
Vem com sua correnteza
Descendo a Ibiapaba
Revelando sua beleza.
Por entre jatos e chuviscos
Despenca do precipício
Nas tramas da natureza.

Molhando a serra azulada
Serenando sobre a mata
Que brilha ao raio solar.
Tudo isso é a cascata
Onde a mais bela nativa
Que do branco foi cativa
Gostava de se banhar.

Um véu branco esvoaçante
Sai rasgando a serra azul.
Este encanto da natureza,
É a famosa Bica do Ipu
Cartão postal consagrado
O véu de noiva tão falado
Que a linda cidade faz jus.

Nazismo